Felicidade segundo Utopia

Utopia (1516), de Thomas More é um dos livros mais falados e importantes da filosofia e política ocidental. Com certeza você deve ter ouvido falar dele nas aulas de Filosofia e História e foi ele que eu li esses dias.

O livro descreve uma ilha perfeita (utopia vem do grego utopos, que significa “lugar que não existe”), onde se vive um comunismo impossível e confesso que muitas vezes fiquei indignado por ver certas coisas impossíveis funcionando.

O que fez o livro se tornar tão famoso e importante, porém, foi a critica à política absolutista. Muitos trechos se aplicam inclusive ao regime “democrático” do mundo atual. E, como sempre digo aqui no blog, é uma importante leitura também para mudar atitudes individuais (estas incluem lutar por uma política mais justa). Uma coisa bem legal que vi nesse livro foi a visão sobre felicidade e é nisso que vou trabalhar o resto do post.

Nós somos acostumados a achar que consumir dá felicidade, que conseguir determinada coisa dará felicidade, mas se eu perguntar quem conseguiu felicidade com isso, a resposta será “ninguém”.

Segundo os utopianos a felicidade vem através de prazeres bons e honestos. Ou seja, coisas “prazerosas”, como o uso de drogas e bebidas, que na verdade fazem muito mal para o corpo, não são prazeres verdadeiros. E segundo eles, existem dois tipos de prazeres: mentais e corporais.

Prazer mental é a descoberta de algo novo, o estudo e etc.

Prazer corporal é uma sensação imediata de prazer, uma descarga de excesso, contemplar obras de arte ou simplesmente ter o organismo em um funcionamento regular.

Porém, só assim podemos ser felizes? Eu creio que os utopianos têm uma visão boa sobre felicidade, mas também podemos ser felizes em meio a doença. Felicidade é atitude. Mesmo tudo dando errado, eu posso ser feliz.

Parece impossível? Não é. Pode ser difícil no começo, mas é completamente possível. Seja feliz por atitude e eu garanto que sua vida vai mudar para infinitamente melhor.

Compre o livro: Livraria Cultura, Kobo, Kindle (de graça!).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s