Exército e ditadura militar

Pensando sobre o que as Forças Armadas deveriam fazer, lembrei de desastres naturais e delas ajudando as pessoas nesses momentos trágicos. Como seria bom se as forças armadas fossem só isso!

O Exército, a Marinha e a Aeronáutica deveriam existir para ajudar as pessoas. É muito bom que nossa sociedade tenha uma instituição criada para nos ajudar, assim como os bombeiros. Não é preciso nem armas nem guerra. Quem faz guerra são pessoas que têm medo de perder o poder.

Além disso, o Exército é uma instituição incrivelmente machista e anti-democrática. Quem quiser servir, que se aliste, independentemente do sexo. Todos podem ajudar e ninguém é obrigado a ajudar.

Militares ajudam após um desmoronamento na região serrana do Rio de Janeiro

Depois eu fiquei pensando: como alguém defende ditadura militar? As únicas pessoas que defendem a ditadura são pessoas que têm as mesmas opiniões (pelo menos na maioria das coisas) que as que estão no poder. Ninguém vai querer ser obrigado a fazer o que acha errado.

As pessoas que lutam pela ditadura mostram uma falta de altruísmo e de racionalidade surpreendentes. Mesmo que você tenha certeza absoluta de que está certo, o outro também pode ter a mesma certeza. E quem é você para obrigá-lo a ser do jeito que você é? Novamente, ele poderia fazer o mesmo contigo.

Ditadura é algo bem idiota porque funciona mais ou menos assim: “eu sou branco, de tal religião, casado, me visto como a moda manda e não tenho cabelo comprido nem tatuagem. Seria bom que todos fossem assim. Vou matar quem não é.”

Ditadura é o cúmulo do egocentrismo. Se você acha que tal coisa é a certa, tudo bem. Mas não obrigue ninguém a concordar.
Para repensar o que é bom recomendo o texto “Questionamentos sobre mudança, bom e equilíbrio.”

“E é assim que a democracia acaba, com um estrondoso aplauso” (senadora Padmé Amidala, de Star Wars).

@Adair_Neto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s