O Efeito Mateus, Sucesso e Democracia

“Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mateus 25:29)
Não, não vamos falar de religião, vamos falar sobre algo chamado Efeito Mateus.
 
O Efeito Mateus é uma teoria criada pelo sociólogo Robert Merton que diz que o trecho do evangelho segundo Mateus se aplica ao sucesso em geral. Se você tem um sucesso logo no início da carreira, vai ser muito mais fácil você ter sucessos no futuro, por exemplo.
Na teoria isso pode ser um pouco difícil de compreender, mas fazemos isso o tempo todo sem perceber. Considere por exemplo Larry Page (CEO do Google) e alguma pessoa desconhecida. Ambos podem fazer algo igualmente bom – ou o desconhecido pode até fazer melhor – porém quem vai receber mais crédito? Óbviamente o Larry Page porque as circunstâncias o ajudam e temos a tendência de achar que ele é melhor por causa de um sucesso passado. Não quero desmerecê-lo, até porque sou admirador dele. O que quero dizer é que sempre associamos o sucesso passado com a capacidade da pessoa. Eu realmente creio que o CEO do Google seja inteligente, por causa de diversas demostrações disso. Alguém ter sucesso uma, ou algumas vezes, não demostra que ela seja exepcional. Provavelmente é o mero acaso e combinação de diversos fatores.
Conclusão: sejamos mais democráticos, vamos abrir as portas para as pessoas. Muitas vezes você vai se surpreender mais com um “pobre coitado” do que com um gênio. E digo isso por experiência própria.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s