Comunicação e mundo atual

Nós estamos acostumados a tratar tudo via internet, celular, textos, etc. A História tem dado mais valor a documentos escritos do que ao que pessoas falam, porém essas duas coisas estão prejudicando algumas coisas de nossa vida.

Primeiramente, gostaria de dizer que não sou contra textos, celular e internet, até porque estou usando isso, sempre uso e é de enorme utilidade. O que quero dizer aqui é que não devemos deixar de lado o contato físico, o contato humano.

A oralidade é uma das primeiras formas de comunicação da raça humana. É algo que está presente em todos nós. Garanto a vocês que as pessoas que vivem em locais onde não há alfabetização, celular e internet, conseguem se comunicar tão bem, ou até melhor, do que nós. Pense na sua tataravó. Ela com certeza tem grandes histórias para lhe contar, mas provavelmente não vai ser via tecnologia. Deixe um pouco de lado essa pressa em que nós vivemos, vá visitá-la e aprenda um pouco.

Aliás, tudo no mundo hoje é rápido. Existem cursinhos de 2 meses, intensivão de Inglês, entre outros. Mas não é assim que se aprende, pelo menos não de verdade. Muitas coisas – como aprender – levam tempo. Não dá para conseguir tudo de uma hora para outra como propõe nossa sociedade.

Vale lembrar também que a linguagem oral é muito mais rica. Quando você está conversando com alguém (no mesmo lugar, sem utilizar ferramentas tecnológicas), você pode ver as reações físicas da pessoa ao que você está dizendo. Ela pode fazer careta, sorrir, fazer gestos… Tudo isso faz com que a oralidade seja muito mais rica que qualquer outra forma de comunicação.

Conversar pessoalmente com alguém é muito mais interessante, embora não tão prático, do que através de chats. A socialização do momento é algo realmente bom e necessário ao ser humano. E a produtividade também é muito maior. Já parou para perceber o quanto conversas feitas pessoalmente dão muito mais ajuda do que pela internet? O lugar, tudo o que acontece lá fora, o fato de a pessoa estar ali com você ajuda muito. E também, que inspiração pode vir de um escritório ou quarto sem nada além de paredes?

Reforçando o que eu já disse antes, é bom utilizar da tecnologia, inclusive para se comunicar. A internet ajuda muito em questão de distância e tempo, porém vale a pena sacrificar essas coisas para conversar pessoalmente. Think about it!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s