"E agora, José?" – A situação da Palestina

Segundo os dados, em Gaza já morreram mais de 100 pessoas e em Israel, cerca de 5. Como explicar isso? Israel é o malvado da história? Uns dizem que Israel está com a razão, outros dizem que é a Palestina. Mas o que realmente está acontecendo?

Os israelitas dizem que os mísseis lançados por eles à Gaza são só uma resposta aos mais de mil mísseis lançados pelo Hamas desde o começo do ano. “O grande número de mortes em Gaza se dá pelo fato de o Hamas utilizar a população palestina como escudo humano. O povo palestino é refém dos terroristas”, dizem eles. Mas isso levanta duas questões: por que o Hamas quer tanto destruir Israel? O que ele ganha com isso? Provavelmente o ódio aos judeus e a terra de volta.

Mahdi Abdul Hadi, acadêmico palestino, diz que a violência foi iniciada por Israel, com o assassinato de Ahmed Jabari, chefe da ala militar do Hamas, que negociou trégua entre Israel e Gaza. Para ele, o primeiro-ministro israelense quer se fortalecer para as eleições, demonstrar o potencial militar de Israel e ganhar apoio dos Estados Unidos e da Europa. Aqui vale lembrar que o último conflito se deu na eleição passada de Israel.

O Hamas se define como um movimento de resistência palestino, não reconhece o Estado de Israel e prega a criação de um Estado palestino islâmico. O movimento criou uma vasta rede de assistência social em Gaza e na Cisjordânia, criando hospitais, escolas, bibliotecas e outros serviços.
Diante disso há um grande dilema: quem está certo? Creio que Israel está errado em fazer mal a tantos civis, e em invadir o território palestino. E o Hamas – não a população palestina – está errado em ser tão extremista e anti-semitista. Mas como conciliar os dois? Israel é anti-islâmico, o Hamas é anti-semitista e a população palestina sofre por causa desse conflito. O dilema continua e então me pergunto: “E agora, José?”*

*Frase de Carlos Drummond de Andrade

 
Imagens retiradas de:

http://www.facebook.com/pals2011

Anúncios

2 pensamentos sobre “"E agora, José?" – A situação da Palestina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s