O porquê do desinteresse dos alunos pelas Ciências Humanas

(Le Penseur, de Auguste Rodin) 

Fato é que os professores (e a sociedade) sofrem muito com a falta de interesse dos alunos por Sociologia, História, Filosofia e etc. Isso acontece porque os alunos são desestimulados a estudar essas disciplinas e isto por sua vez ocorre devido a alguns fatores:
– “Facilitação”
As Ciências Humanas são tidas como fáceis pelos alunos. Isto ocorre ou porque o ensino dessas matérias está ruim, ou porque os professores não têm como ensinar melhor essas matérias, ou porque elas não são aplicadas à vida real, onde é de fato, bem mais difícil.
Não é nem um pouco fácil repensar tantas coisas e mudar aquilo que está errado, além do mais, o ser humano detesta isso.
– Estímulo ao não-aprendizado
As Ciências Humanas são muito estimuladas a não serem estudadas. Elas pesam menos em várias provas de vestibular, Enem, etc e, como já dito antes, são tidas como mais fáceis.
É óbvio que os “poderosos” queiram que os alunos não entendam a humanidade. Isso só iria deixar mais fácil eles perderem o poder.
Para vencer, ou ao menos driblar um pouco isso, é necessário mostrar aos alunos a importância dessas disciplinas e as tristes consequências de não estudá-las.

Como podemos nos melhorar sem nos entender e como podemos melhorar a sociedade sem entendê-la?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s