Internetês: o futuro da linguagem

Um grande debate da atualidade é sobre a linguagem utilizada pelos jovens em mensagens de texto via celulares e no computador. Dizem que o uso de “vc” ao invés de “você”, empobrece nossa língua. Isto é verdade? Creio que não.
Por que nós nos comunicamos? Por que escrevemos? A comunicação é um modo de se colocar pra fora aquilo que está dentro de nós. Falamos para nos sentir melhor, para fazer os outros sentirem-se melhor, para mostrar aos outros aquilo que você descobriu, etc. O mesmo acontece com a escrita, porém de forma mais preservadora.
Como é óbvio – o que não desmerece o fato – o objetivo da linguagem é a comunicação, não a arte. Não importa a forma, o que importa é conseguir passar sua ideia adiante.
Também é importante lembrar que ao escrever em “internetês”, estaremos utilizando de uma forma mais fácil e rápida para o mesmo propósito. É claro que pode haver alguns problemas semânticos, mas é interessante notar que os próprios jovens corrigem esses problemas. Quando veem que um termo se
confunde com outro, eles logo o alteram.
O uso de uma linguagem jovem permite maior presença do movimento e do pensamento jovem na sociedade. Se um jovem escreve do seu jeito e não do jeito dos mais velhos, ele está exercendo sua humanidade e identidade, sendo quem ele é, não quem a sociedade quer que ele seja.
O internetês ameniza os problemas de regionalismo na escrita. Com a simplificação, há, por motivos lógicos, uma diminuição das diferenças regionais de linguagem. Ao invés de se usar seis letras para se falar uma palavra, usa-se duas, por exemplo.
É claro que o internetês tem seus pontos negativos, como foi dito, mas temos que parar de ser tão conservadores e nostálgicos e abrir a mente para o bom. O internetês cumpre – talvez até melhor – o objetivo de se comunicar, é mais prático, tira dos velhos um pouco do monopólio do poder e ameniza problemas de comunicação. Como disse Ludwig Wittgenstein: “
As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo.”

Imagem: http://ruquers.blogspot.com.br/2011/04/por-favor-alguem-assassine-o-internetes.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s