Núvem e desuso de papel: o futuro da tecnologia

Imagem: Apple

As pessoas se perguntam qual será o futuro da tecnologia. É difícil prever. Como Jobs disse: “as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”.

Porém, a tecnologia avança para a sincronização/integração/armazenamento virtual de dados (núvem) e, por conseguinte, o desuso do papel.
Hoje é possível armazenar seus dados na própria Internet, utilizando programas de armazenamento como o iCloud, Google Drive, Skydrive, etc. Além disso é possível sincronizar diversas coisas, como notas (vide programas como Evernote), utilizar redes sociais sincronizadamente (como usar o Facebook no celular e no computador) e etc.
Talvez isso tudo tenha surgido com o advento do e-mail. Quem nunca enviou pra si mesmo um e-mail para ter certo arquivo?
Talvez isso tenha surgido a partir do iTunes e iCloud. Muitos usuários da Apple tinham o problema de ter que pagar mais de uma vez pelo mesmo produto, ora no seu computador, ora no seu celular. Para solucionar isso, a Apple lançou o iCloud, que além de solucionar esse problema, tem diversos outros fatores positivos. “O iCloud armazena o seu conteúdo e permite que você acesse suas músicas, fotos, calendários, contatos, documentos e mais, de qualquer dispositivo. E ele está em todos os novos dispositivos com iOS e em cada Mac novo” (site da Apple).
Isso é a núvem. Provavelmente ela vai se desenvolver mais (no caso da Apple, talvez nem precise muito) e usaremos, por consequência de tanta facilidade, menos papel.
Creio que os sistemas operacionais estão se “applelizando”, o que é algo muito bom, como é possível ver pelo sucesso da empresa e por sua qualidade excepcional.
Há também uma certa interligação entre os sistemas. Para Android (Google), além de poder utilizar o Google Drive, você pode utilizar o Skydrive (Microsoft). Isso é bom, pois você pode utilizar um computador com Windows e um celular com Android e ter uma sincronização entre eles.
Isso tudo poderia ser mais forte no Brasil se o custo do serviço fosse mais baixo e a velocidade da internet fosse melhor.
Essa tecnologia, iniciada principalmente pela Apple é incrível e com muitas consequências positivas, ao contrário do que se diz por aí. Ela torna a vida mais fácil, mais criativa, mais rápida e o acesso ao conhecimento se dá muito melhor.
Outra coisa relacionada a isso, é a evolução do tipo de ensino nas universidades. Nos EUA está surgindo muitos cursos online e de graça de excelente qualidade e graças a essa tecnologia. Espero que isso chegue logo ao Brasil.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s