O macaco e o jumento

Um macaco estava voltando do seu trabalho muito feliz após receber uma promoção. Quando chegou em casa, logo contou aos filhos e à esposa sobre seu feito.
– Ah! Finalmente uma recompensa digna. Estudei muito e me esforcei para conseguir essa promoção. Aquela agulha chata mereceu ser despedida.

– É por isso, crianças, que vocês tem que estudar e se esforçar. Precisam de um bom emprego para ganhar bem e serem felizes – disse a mãe.
Pouco depois tocaram a campainha. O macaco foi ver quem era e eis que estava na porta um jumento.
– Que queres aqui? – perguntou o macaco.
– Estou precisando de um pouco de comida, água e um lugar para passar a noite. Venho viajando desde o norte ouvindo as pessoas para aprender cada vez mais. Você poderia me ajudar?
– Desculpe. Não tenho dinheiro suficiente.
– Tudo bem! Fique em paz.
Dez anos depois, uma crise muito grande veio àquela cidade e a família do macaco começou a passar fome, sede e perdeu sua casa. O macaco, sofrendo com a situação, lutou de todas as formas para poder conseguir dinheiro. Ele, seus filhos e sua esposa foram até uma cidade vizinha para procurar emprego, mas não encontraram.
No meio do caminho de volta, o macaco viu o jumento, todo feliz em frente à uma mansão. Sem entender, ele foi lá perguntar como o jumento, que outrora pedia esmolas, poderia viver numa mansão em tão grande crise. Pacientemente o jumento respondeu:
– Eu aprendi que a felicidade está em não se apegar às coisas deste mundo pois isto só traz sofrimento. Consegui a mansão trabalhando dignamente, sem desejar mal a ninguém e sem ser ambicioso.
– Estás certo. Eu achei que aquilo que eu tinha, meu dinheiro e bens, me trariam a felicidade, mas essas coisas são passageiras, assim como vêm, elas vão embora.
– Vejo que você e sua família estão passando por dificuldades. Venham, que lhes darei comida, água e muito conforto.
Moral da história: não se apegue à coisas materiais, pois assim como elas vêm, elas vão embora.
Deixe um comentário

