O objetivo da escola

O que é necessário em uma escola? É necessário a existência da escola?
Escola é uma instituição com o objetivo de educar, sendo que este é “processo que visa o desenvolvimento harmônico do ser humano nos seus aspetos intelectual, moral e físico e a sua inserção na sociedade” (Infopedia). Sabendo disso, precisamos analisar se nossas escolas tem capacidade para educar.
É extremamente importante que a escola perca suas características negativas que desestimulam o estudo, como o aspecto de prisão e o conhecimento não-aplicado. Além disso, é necessário que hajam pessoas capacitadas para educar, o que, na maioria das vezes, não é o encontrado.
Mas é realmente necessário a existência dela? Ser obrigado a estudar não é antidemocrático? As respostas são não e sim, respectivamente. A maioria das pessoas viveu sem passar pela instituição escola – embora foram educadas – e não devemos ser obrigados a algo que não queremos. Porém se alguém não quer estudar, não pode trabalhar ou estudar algo que necessite do conhecimento básico adquirido na escola (aqui entra a questão da decisão da criança versus a decisão dos pais).
Fato é que: o conhecimento é necessário ao ser humano, porém isso pode ser feito de diversas formas. A melhor delas para nosso contexto é a escola, mas ela está cumprindo o papel de educar? Ela está tendo meios e fins corretos?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s